Estou noiva, e agora?

Quando começamos a organização do casamento e vamos conhecendo a quantidade de assuntos que devemos resolver, achamos que a missão vai ser impossível! São muitos detalhes pra cuidar e muito tempo investido para que tudo saia perfeito e ainda assim ficamos nervosas com medo de algo não dar certo.

Sim, organizar um casamento requer tempo e disposição. Mas não é uma tarefa impossível, aliás, a organização pode (e deve!) ser tranquila, especial e muito gratificante. Tudo vai depender da forma que você vai trabalhar e das pessoas que vão lhe ajudar.

Para começar a falar do planejamento, vou falar das principais etapas da parte inicial da organização, uma visão geral, e ao longo da próxima semana vou falando mais detalhadamente delas. Temos muitos detalhes para compartilhar, e aguardo as dúvidas e experiências de vocês para enriquecer e ajudar ainda mais as noivinhas aqui no blog!

♥ Quanto poderemos investir no casamento? Embora seja um assunto delicado, esse é o primeiro passo da organização. Converse com seu noivo e vejam quanto vocês estão dispostos a investir, e se seus pais vão ajudar. Tendo uma ideia do valor, vocês começam a visualizar o tamanho do casamento, quantos convidados, os locais que tem capacidade para receber com conforto seus convidados, a escolha do menu..  Claro que estamos falando do nosso sonho de criança e vale a pena economizar para isso, mas a festa não deve comprometer a saúde financeira do casal. Definam  suas prioridades.

♥ Quando vai ser? Para definir a data, você precisa levar em consideração se sua festa será durante o dia ou a noite. Tanto no verão como no inverno, o mais correto é a festa em ambientes fechados, com climatização. Então se vocês preferem uma festa diurna, escolham a primavera ou o outono, pois o charme desses casamentos é justamente curtir mais a luz natural, ou um local que possibilite você ter o ambiente climatizado e curtir a paisagem ao mesmo tempo.

♥ Orçamentos Definido o tamanho da festa e a data, é hora de começar os orçamentos. Pesquise, pesquise e pesquise. Quanto antes você fizer isso (sugiro em torno de 1 antes), melhores serão os preços e as formas de pagamento. Comece pelo local da cerimônia e da festa, cozinha, fotógrafos e djs. Negocie. Elabore uma planilha para auxiliar, noiva organizada é noiva feliz.

♥ Lista de Convidados Se seu orçamento está restrito e você precisa trabalhar com um número máximo de convidados, elabore “níveis” de relacionamento e comece pelos mais íntimos: avós, padrinhos e melhores amigos, tios, amigos e primos muito próximos, amigos dos seus pais, primos, colegas de trabalho.. Conheço muitos casais que desistem da festa por não poder convidar todas as pessoas que gostariam, mas acredito que para quem sempre sonhou com esse dia, toda festa é especial e super importante, independente do número de convidados, desde que eles torçam por vocês! Agora, se você pode e deseja ter muitos convidados, aproveitem. É uma delícia poder estar junto de todos que amamos, sem precisar deixar ninguém de fora.

♥ Fornecedores Não é porque você foi em um casamento que os doces eram ótimos, que o fornecedor das bebidas também entregou elas em tempo e geladas. Para evitar qualquer surpresa no dia (desde o sabor do bolo diferente daquilo que você provou até a entrega da fotografia fora do prazo acordado), previna-se, e nada melhor que boas referências e várias indicações para isso. Pesquise, informe-se.

♥ Estilo da festa Querem surpreender seus convidados? Faça uma festa com a cara de vocês! Qual estilo de música vocês gostam, qual comida vocês preferem, o que vocês colecionam, preferem o dia ou a noite, suas cores e flores preferidas. Coloquem detalhes que tenham significado para vocês: um porta-retrato especial, a lembrancinha de uma viagem, um broche, uma tiara, lembrancinhas feitas por vocês, mensagens… Analisando essas coisas, vocês estarão definindo o estilo da festa.

♥ Aproveitem tudo!!! O casamento começa na organização, pois a festa mesmo dura apenas poucas horas. Tire proveito de todos os momentos, contrate um promoter, ou coloque os amigos para ajudar. Aprenda a delegar. Tudo se torna mais fácil e gostoso quando temos pessoas de confiança e que gostamos ao nosso lado. Nada como noivos apaixonados e convidados alegres para tornar tudo isso inesquecível.


2 Respostas

  1. Thaysiane
    | Responder

    Amei as dicas!! Com espírito de simples, como eu pretendo fazer tudo! Beijos

  2. Acho o que mais precisamos são pessoas assim que mostram a simplicidade do amor, da união que tem um único proposito ser feliz.ADOREI

Deixe uma resposta